Circuit Breaker
Circuit Breaker, hoje, no Ibovespa.
Se você não conhece, o Circuit Breaker é uma "ferramenta" que é ativada quando ocorre uma queda muito forte na Bolsa de Valores.
Ao ser ativado, ele interrompe todas as operações na Bolsa por algum tempo, esperando que o desespero dos investidores diminua.
Como nem sempre isso diminui o pânico do mercado, existe uma regrinha:
Queda de 10%:
Se o Ibovespa cair mais de 10% em relação ao fechamento do pregão anterior, ele é acionado pela 1ª vez. Todas as atividades são paralisadas por 30 minutos.
Queda de 15%:
Depois desses 30 minutos, o mercado volta. Caso continue caindo e acumule 15% de queda, para tudo novamente. Agora por mais 1 hora.
Queda de 20%:
Depois disso, se continuar caindo e essa queda chegar a 20% as operações são suspensas e a B3 decide quando abrirá novamente.
Se você é novo na Bolsa de Valores, saiba que isso já aconteceu algumas vezes aqui no Brasil:
Petrobras e Vale são algumas das ações com mais peso no nosso Índice Bovespa.
Isso significa que se elas caírem muito, o Ibovespa (que é como se fosse um carrinho de supermercado com várias ações em diferentes quantidades) também cai muito.
É por isso que temos grandes chances disso acontecer denovo.
Como o Ibovespa é o que chamamos de "termômetro" do mercado de ações brasileiro, uma queda nele acaba impactando em várias ações da nossa Bolsa de Valores, fazendo com que várias ações caiam junto.
Qual é a boa notícia?
A boa notícia é que se você diversificou suas ações, sabe o quanto cada uma delas realmente vale e fez boas escolhas, comprando ações baratas.
Hoje você vai poder aproveitar essa oportunidade de queda para comprar as suas ações mais barato ainda, reduzindo seu preço médio e aumentando o seu lucro no longo prazo.
Comentários
Postar um comentário