Apocalipse e Escatologia: Autor

Apocalipse e escatologia: Autor 

O autor refere a si quatro vezes como "João" (Ap 1.1,4,9; 22.8). Era conhecido e sua autoridade espiritual era reconhecida que não precisou impor suas credenciais. A antiga tradição eclesiástica atribui unânime este livro ao apóstolo João. Evidências históricas e internas do livro indicam o apóstolo João como o autor. Irineu vê que Policarpo (Irineu conheceu a Policarpo e este ao Apóstolo João) referiu-se a João, 1 Que não acaba; perpétuo, imperecível, imperecedouro, eterno. escrevendo o Apocalipse perto do fim do reinado de Domiciano, Imperador romano (81-96 d.C.). O livro retrata as circunstâncias históricas do reinado de Domiciano, que exigiu aos seus súditos[5] que lhe chamassem de "Senhor e Deus". Sem dúvida, o decreto do Imperador estabeleceu um confronto entre os que dispunham a adorá-lo e os crentes fiéis que confessavam que somente Jesus era "Senhor e Deus". Destarte[6], o livro foi escrito num período em que os crentes enfrentavam intensa perseguição por causa de seu testemunho. A tribulação é demonstrada no contexto do livro de Apocalipse 1.19; 2.10,13; 7.1417;11.7; 12.11,17; 17.6; 18.24; 19.2; 20.4. Como o estudante já deve ter percebido, cremos que o escritor do Apocalipse é o mesmo João que escreveu o Quarto Evangelho e as Epístolas que levam o seu nome. Não vemos razão para duvidar disto. Confessamos que não há aqui tantos indícios que é  aobra deum pobre pescador sem muita preparação acadêmica. ​Embora João não ​tenha estudado em Jerusalém com Gamaliel, como Paulo, contudo não devemos deduzir que João era iletrado como os componentes do Sinédrio diziam. ​Não se ​vestia como os ​estudantes ou discípulos de um reconhecido mestre da capital, de modo que, julgaram que ele só tinha a cultura ministrada pela escola rural da Galiléia. Para os orgulhosos cônsules, isto era ser "iletrado". João era "o discípulo ​que Jesus amava". O Evangelho e as suas Epístolas falam do amor como tema predileto. Um homem ideal para transmitir a revelação que o Senhor deu a ele em Patmos. A idéia que havia outro ancião chamado João que escreveu o Apocalipse parece-nos fantasiosa. Dizer que algum anônimo o fez e atribuiu ao apóstolo a fim de assegurar a sua aceitação é uma conjectura. Por que não crer na declaração do próprio livro? A lógica é aceitar que o autor é o mesmo apóstolo e, por conseguinte, crer também que ele foi inspirado, como afirmou. João não pretende que a obra seja produto da sua própria sabedoria. Afirma ter recebido a revelação de Jesus Cristo. Escreveu o que lhe foi ordenado. Temos aqui, portanto, a "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu... notificou ao seu servo João" (Ap 1.1). "E eu, João" (Ap 22.8). A ​referência ​histórica ​mais ​recente ao Apocalipse encontra-se nas obras de Justino Mártir (135 d.C.), por volta da metade do século II. Ele citou que foi escrito por João, apóstolo de Jesus Cristo (Diálogo com Trifon, pág. 81 - Citado por Tenny Interpreting Revelation, pág. 16). Irineu cita cinco passagens e declara que João foi o autor. Também, Pápias, Clemente de Alexandria, Teófilo de Antioquia, Pastor de Hermas, O Cânon Muratório, provando que nos fins do século II, o Apocalipse de João era aceito como livro apostólico, como parte legítima do cânon do NT. Os outros livros apocalípticos foram rejeitados. As igrejas orientais não aceitaram o Apocalipse no cânon até o quarto século, isto é, não todas as igrejas desde o princípio. Mas, a decisão final foi favorável ao Apocalipse e contra os escritos em estilo similar. Um mesmo autor pode usar estilos diferentes quando escreve. E é certo que a linguagem é a da época da Igreja Primitiva, pois não durou muito a influência do aramaico sobre ela. E há críticos que alegam que o grego do Apocalipse prova que ele foi escrito antes da queda de Jerusalém no ano 70. 

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